Bons e Maus
- Jéssica Nogueira
- 26 de mar.
- 5 min de leitura
Atualizado: 4 de abr.
hábitos para emagrecer
Emagrecer nem sempre é um processo simples, pois envolve uma série de fatores, tanto externos quanto internos, que impactam diretamente as escolhas e atitudes diárias. Essas escolhas quando feita repetidas vezes acabam se transformando em hábitos, uma forma de o cérebro economizar energia, tornando a tarefa automática e menos exigente mentalmente.
Então, criar hábitos não é uma tarefa fácil, visto o esforço desprendido até sua estabilidade, pois demanda repetição e tempo. Por isso, a importância de gerar hábitos saudáveis é essencial para uma vida longínqua e duradoura.
Sob a mesma perspectiva, para eliminar um mau hábito e substituí-lo por um mais adequado, é necessário um esforço ainda maior do individuo, uma vez que acostumado a fazer algo de determinada maneira cria resistência para a mudança. O que acontece então, com uma pessoa que decide emagrecer e por ventura pratica MAUS hábitos?
Em alguns casos ela consegue resultados, mas que são insustentáveis ao longo do tempo, em outros cria algum tipo de transtorno alimentar como bulimia, anorexia e compulsão. Também existe o uso indiscriminado de chás e remédios, além da dificuldade em ter uma vida social com qualidade.
Hoje, trouxe 6 BONS hábitos para se ter no processo de emagrecimento e 6 MAUS hábitos que devem ser retirados de sua rotina:

Mau Hábito
Evitar se alimentar a noite
Muitos acreditam que não comer a noite irá auxiliar no processo de emagrecimento, no entanto, isso faz a pessoa acordar com ainda mais fome, o que leva a comer quantidades maiores e de baixa qualidade.

Bom Hábito
Beber água ao longo do dia
O ideal é beber 35ml de água por Kg de peso durante o dia.
Por exemplo: uma pessoa que pesa 80Kg deverá beber 2.800 litros de água (80x35=2.800).

Mau Hábito
Fazer apenas cardio
Praticar exercícios físicos é essencial para o processo de emagrecimento e o cardio é muito bom para iniciantes, pois pode ser feito em diversos locais (casa, rua e praças) e ajuda a criar resistência e uma boa respiração. Contudo, fazer APENAS o cardio, pode não gerar o resultado esperado a longo prazo, pois ele não permite a construção de massa muscular, ganho de força e ainda queima menos calorias do que outros exercícios.
Muitos pacientes relatam seu descontentamento com a flacidez gerada após o emagrecimento, mesmo comendo a quantidade correta de proteínas diárias, isso acontece porque não basta apenas consumir o alimento e não construir a massa muscular necessária para ele ser depositado.

Bom Hábito
Fazer exercício de Força associado ao cardio
O exercício de força é essencial para a qualidade de vida, a partir dos 35 anos anos se inicia o processo gradativo da perda de massa muscular, então ter o exercício de força como pratica é garantir a retenção da massa que na velhice trará maior liberdade e independência.
No emagrecimento, evitará a flacidez dando um aspecto mais jovem e saudável.
Para aqueles que não gostam de musculação existem algumas opções: calistenia, pilates e yoga.

Bom Hábito
Manter uma alimentação equilibrada
Não existe a necessidade de restrição alimentar para o emagrecimento e sim restrição calórica.
O corpo humano para estar saudável precisa de carboidratos, proteínas, lipídios (gorduras), vitaminas, minerais e água. Apenas é preciso saber a quantidade de cada tipo de alimento para alcançar o objetivo, sem a necessidade de sobrecarregar o corpo.

Mau Hábito
Dormir pouco
Durante o sono o corpo se regula enquanto recuperamos a nossa energia.
A privação de sono prejudica os níveis de grelina e leptina, que são hormônios reguladores da fome e saciedade respectivamente.
Então, dormir entre 7 a 8 horas por noite é muito importante para o processo e manutenção do emagrecimento, pois irá manter os níveis hormonais normais, evitando a estagnação e reganho de peso, ou até mesmo um efeito rebot.

Mau Hábito
Conferir o peso frequentemente
O processo de emagrecimento é individual, cada pessoa tem o seu tempo para alcançar o objetivo.
Pesar diariamente ou semanalmente não é indicado pois muitas vezes a balança não reflete a realidade além de causar ansiedade. Retenção de líquidos, prisão de ventre, ganho de massa magra, período menstrual são alguns exemplos de motivos para a flutuação na balança.
Por isso, o ideal é a coleta de dados antropométricos por um profissional (nutricionista) que irá acompanhar seu progresso não apenas pela balança como na sua rotina.

Bom Hábito
Ter momentos para saborear algo que te faz feliz
Fazer dieta é árduo e longo, muitas vezes existem recaídas ou vontade de desistir. Então como contornar isso?
A primeira coisa é entender que durante a sua dieta as pessoas a sua volta continuam a viver a vida normalmente, isso significa que haverão, aniversários, batizados, eventos corporativos, festas e outros. Aprender a lidar com essas situações e aproveitar é o ponto chave que determina a longevidade de sua dieta, isso evita, compulsões e ainda te dá momentos recompensadores ao longo da jornada.
Na medida certa e com responsabilidade tudo pode!

Mau Hábito
Parar de comer carboidrato
Existe a crença de que o carboidrato é um vilão, contudo isso não é verdade, uma vez que ele é o principal substrato de energia do corpo humano. Até para pacientes com diabetes a indicação é que se mantenham em 45% a 65% dos valores calóricos da dieta, assim como o de pessoas saudáveis.
O carboidrato também é fonte de fibras, solúveis e insolúveis, que auxiliam na saciedade e na digestão.

Bom Hábito
Organização
O dia-a-dia de qualquer pessoa é repleto de compromissos e obrigações. Por isso, a organização é uma ótima forma de manutenção de bons hábitos.
Dentro de uma dieta, ter marmitas com os alimentos porcionados é uma ótima maneira de garantir a aderência ao plano alimentar. Assim, como ter horário para fazer as refeições e para o exercício físico.
Quanto maior a organização, menos são as incidências de deslizes.

Mau Hábito
Pular refeições
Algumas pessoas costumam pular refeições, seja porque comeram muito em determinado momento do dia (fugindo da dieta) e querem "compensar", por não sentir fome naquele momento ou por achar, que a dieta do Nutricionista tem mais comida do que deveria.
Ter esse tipo de atitude, faz com que o seu metabolismo sofra ainda mais no processo de emagrecimento. Quando se deixa de comer no horário, ocorre um descontrole na nova refeição, quando se deixa de comer para "compensar", você gera um sistema de ganho irreal, enquanto manda uma mensagem de fartura e escassez para seu corpo e lembre-se a dieta é calculada para você, confie no profissional que te atende e sempre que houver um deslize, retorne a dieta na próxima refeição, pois só assim se constrói um bom hábito.

Bom Hábito
Comer devagar e com atenção
Uma ferramenta importantíssima para o emagrecimento é o autocontrole, mas como exercitar essa habilidade?
O primeiro passo é prestar atenção ao comer, não basta apenas mudar a dieta e não aprender como comer.
Quando se leva tempo e atenção ao prato, o seu corpo começa a entender quando a saciedade ocorre e essa é uma habilidade para a vida. Então, nada de celular, televisão ou vídeo game na hora de comer, tente interagir com as pessoas a sua volta e leve ao menos 20 minutos para finalizar prato.
Essas são algumas dicas para praticar, aquele detalhe que muitas vezes passam despercebidos mas que para resultados consistentes e duradouros são essenciais.
Aprenda a comer, entenda seus limites e crie BONS HÁBITOS para a vida, pois a manutenção é tão desafiadora no processo de emagrecimento quanto a perda de peso!!!




Comentários